top of page

Tendência 2020: como fazer um casamento sustentável

Em tempos de aquecimento global, cuidar do meio ambiente se tornou uma função coletiva por isso trazemos algumas dicas para deixar o seu casamento mais sustentável.

Primeiro é fundamental seguir os três R´s: reduzir, reutilizar e reciclar. Reduzir é evitar o consumo excessivo, considerando que menos é mais. Planejar os gastos evita desperdícios em todos os sentidos. Para reutilizar os produtos, basta escolher itens que se possa usar depois da festa de casamento, sem precisar descartar no lixo, ou optar por itens feitos com produtos reciclados, colaborando com o ciclo da reutilização e reciclagem.

Veja algumas dicas práticas para deixar o seu casamento mais sustentável em 2020:

Em um lugar só

Minimize o uso de transporte e com isso reduza a emissão de gás carbônico. Considere fazer a cerimônia e a festa em um mesmo local. O simples fato de não existir dois destinos já diminui bastante os quilômetros rodados em função do casamento.

Se-pa-re

Contrate uma equipe de limpeza que faça a separação de lixo reciclável, orgânico e inorgânico da sua festa. Priorize um local que o faça e que realize o descarte da maneira correta.

Decoração

Use detalhes feitos à mão e priorize os móveis com madeira de demolição. Uma boa oportunidade é aproveitar a técnica “DIY” (Do It Yourself) para enfeites e detalhes da decoração.

Flores plantadas

As flores são parte importante da decoração do casamento. Porém, acabarão inevitavelmente descartadas ao fim, já que após o corte, sua vida útil é curta. Uma alternativa ecológica é usar vasos plantados para ornamentar a decoração.

Iluminação

Aproveite ao máximo a luz do dia e invista em lugares abertos. Além de darem um charme especial e um visual lindo para a cerimônia, eles colaboram com menos gasto de energia.

Moda

Uma opção sustentável é reformar o vestido de noiva de algum parente ou amiga, usar sobras de tecidos para vestidos das damas também ajuda, além de optar por tecidos orgânicos. Valorize e apoie os produtores locais e artesãos, procure buscar rendas confeccionadas por rendeiras e tecidos sustentáveis, como linho.

Cardápio

Procure por buffets e hotéis que possuam cardápios com pratos e bebidas feitos com ingredientes orgânicos, sem agrotóxicos ou adubo químico. É interessante também investir em frutas da estação para compor a sobremesa.

High Tech

Substitua os materiais em papel por artes online, save the date, convite, cardápio, envie tudo por What´sApp e e-mail e coloque no site do casamento.

Lembrancinhas

Que tal oferecer uma mudinha de planta para os convidados levarem e cultivarem em suas casas?

Dicas top!
Dicas recentes
bottom of page